segunda-feira, 6 de setembro de 2010

No editorial: Exilados econômicos

Acessem nosso site e leiam o novo editorial da semana: www.vladimirherzog.org/instituto/index/editorial

2 comentários:

  1. Uma observação: a distribuição de renda NÃO É a melhor dos últimos quinze anos, a se considerar um elemento importantíssimo: a desigualdade. Houve uma elevação da renda e capacidade de consumo? Sim, por inúmeras razões (inclusive o barateamento de alguns produtos graças ao fenômeno made in china). Mas a mobilidade social, medida por fatores que vão além do poder aquisitivo (que pode ser momentanea e superficialmente aumentado por um programa de Bolsa, por exemplo), continua baixíssima. A escolaridade, o acesso a postos de trabalho de qualidade, a garantia de direitos fundamentais e padrões mínimos de qualidade de vida seguem abaixo da crítica. E a própria saída de "25 milhões" da pobreza, apregoada pelo governo, precisa ser avaliada com cuidado. É só analisar os dados do IPEA: metade dessas pessoas saiu da pobreza absoluta para a pobreza extrema. A outra metade saiu da pobreza extrema para a...pobreza. Convenhamos, é pouco para tanta festa.

    ResponderExcluir
  2. Olá, membros do Instituto Vladimir Herzog. Vejam aqui http://educaforum.blogspot.com/2010/09/midia-nota-zero-serie-xiv-luto-em.html
    onde ficam os direitos humanos dos alunos das escolas públicas paulistas. O trabalho da mídia nesses casos é extremamente falho. É necessário formar uma nova geração de jornalistas investigativos e preocupados com a educação, pois pior do que está não pode ficar!

    ResponderExcluir