quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Projeto Jornal Movimento procura ex-colaboradores

O “Projeto Jornal Movimento – Uma reportagem” está convidando antigos colaboradores do semanário Movimento, que circulou de 1975 a 1981, a contar sua história. Ex-vendedores, leitores, assinantes, correspondentes podem contatar a equipe do livro por email livro.movimento@gmail.com ou pelo site http://jornalmovimento.wordpress.com.




O site foi lançado no dia 26 de janeiro, com imagens de capas e informações sobre o jornal que foi um dos propulsores da campanha pela redemocratização do país. O Movimento foi um jornal revolucionário, de propriedade coletiva, voltado para a oposição à ditadura militar e a luta pelas liberdades democráticas. Mesmo mutilado pela censura durante a maior parte de sua existência, praticou o jornalismo por meio da reportagem e da apuração rigorosa dos fatos. Ao longo de seis anos, inspirou e divulgou campanhas que se tornaram vitoriosas, como a da defesa da anistia e a da Assembléia Nacional Constituinte.



A sede em São Paulo e as sucursais em outros estados converteram-se em pontos de encontro de oposicionistas, em escolas de formação de novas lideranças, que se tornaram líderes políticos de projeção. Entre seus fundadores estão Raimundo Rodrigues Pereira, Tonico Ferreira, Marcos Gomes, Bernardo Kucinski, Maurício Azedo, Jean Claude Bernardet, Elifas Andreato, Fernando Peixoto, Chico de Oliveira, Teodomiro Braga, Aguinaldo Silva e Chico Pinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário