segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Violência sem Estado


Mais uma vez vimos várias cenas de violência. Após o jogo do Corinthians. Em Minas Gerais antes do jogo. O processo de afastamento das instituições governamentais que destruíram a saúde e educação publica mostra nestes exemplos a sua igual falência na segurança pública.
É dever do Estado proteger seus cidadão. O que temos visto é um processo de tercerização desta função na figura de seguranças privados, milícias, muros e medo.
O ministério público ao invés de tentar acabar com a festa do futebol, restringindo cada vez mais a participação dos torcedores, deveria sim cobrar do Estado a execução de seu papel. Da maneira como as coisas caminham, logo não haverá mais festas públicas, como já ocorre com restrições à Parada Gay. 
Esta na Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu Artigo 16o - "A família é o elemento natural da sociedade e tem direito à proteção desta e do Estado".
A imprensa esportiva de maneira geral fica com seus "jornalistas" colocando uma série de especulações levianas e irresponsáveis. Em nenhum programa que assisti vi um questionamento do porquê das confusões. Uma cobrança  dura e direta aos dirigentes dos clubes que assumiram o papel de promotores da ira e da rivalidade entre torcidas.  Estes indivíduos devem sim ser cobrados publicamente pela irresponsabilidade sobre o que dizem.
Temos aqui mais um exemplo do continuo desrespeito aos nossos direitos. 

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Obama - Mesmice nos Direitos Humanos


Aproveitei o final da noite de hoje para ver ao vivo à primeira entrevista coletiva de Barack Obama. 70% das perguntas e das respostas não saíram do tema surrado da crise econômica e da necessidade de gastar-se 800 bilhões de dólares para sair deste buraco.

Porém, duas perguntas foram bastante interessante. Uma do correspondente da CNN (para minha surpresa) perguntando quando o governo "transparente"de Obama iria mudar a política que oculta do American People as imagens dos mortos no Iraque chegando aos EUA. A outra pergunta (não lembro de quem) perguntando se o Presidente era a favor de investigar os crimes cometidos de guerra cometidos pelo governo Bush (torturas, desrespeito à Convenção de Geneva). Gaguejos a parte, Obama fugiu como pode de responder. Disse que é um assunto que ele precisa se informar melhor. Mas que o importante é sempre olhar para frente. Como se a questão de justiça e direitos humanos fosse um tema subjetivo!!!

Cabe aqui um movimento para que a questão da impunidade não seja mais uma vez oficializada por este governo que inicialmente chegou vendendo a imagem de ser diferente do governo Bush. Que prega a transparência e respeito às leis internacionais.

Para que os EUA diminuam a repudia que despertam em tantas nações, primeiramente precisam submeter-se as mesmas leis que todos os outros países se submetem. Mesmo porque, estamos pagando literalmente a conta por todas as besteiras, roubos e casos de corrupção made in America que puseram o mundo nesta crise.

Veja toda a entrevista aqui




segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Educação

Neste ano pretendemos colocar mais uma categoria de premiação para o Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos: Educação
A cada dia vemos mais desrespeito a tudo que diz respeito a educação no Brasil. Educação é um direito presente na Declaração Universal de Direitos Humanos. Estaremos premiando reportagens que mostrem os crimes cometidos nesta área.
Este é um crime que deixa cicatrizes permanentes que marcam mais de uma geração de uma família. Exclui o indivíduo e sua família de terem uma participação igualitária na nossa sociedade, com igual acesso as oportunidades oferecidas e garantia de inclusão social. Aguardem

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Novo Blog do Instituto Vladimir Herzog


Começamos aqui um novo blog para o Instituto Vladimir Herzog. Este espaço contém muito mais recursos para compartilharmos informações e termos interatividade com a comunidade. Esperamos a sua participação.