terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Obama - Mesmice nos Direitos Humanos


Aproveitei o final da noite de hoje para ver ao vivo à primeira entrevista coletiva de Barack Obama. 70% das perguntas e das respostas não saíram do tema surrado da crise econômica e da necessidade de gastar-se 800 bilhões de dólares para sair deste buraco.

Porém, duas perguntas foram bastante interessante. Uma do correspondente da CNN (para minha surpresa) perguntando quando o governo "transparente"de Obama iria mudar a política que oculta do American People as imagens dos mortos no Iraque chegando aos EUA. A outra pergunta (não lembro de quem) perguntando se o Presidente era a favor de investigar os crimes cometidos de guerra cometidos pelo governo Bush (torturas, desrespeito à Convenção de Geneva). Gaguejos a parte, Obama fugiu como pode de responder. Disse que é um assunto que ele precisa se informar melhor. Mas que o importante é sempre olhar para frente. Como se a questão de justiça e direitos humanos fosse um tema subjetivo!!!

Cabe aqui um movimento para que a questão da impunidade não seja mais uma vez oficializada por este governo que inicialmente chegou vendendo a imagem de ser diferente do governo Bush. Que prega a transparência e respeito às leis internacionais.

Para que os EUA diminuam a repudia que despertam em tantas nações, primeiramente precisam submeter-se as mesmas leis que todos os outros países se submetem. Mesmo porque, estamos pagando literalmente a conta por todas as besteiras, roubos e casos de corrupção made in America que puseram o mundo nesta crise.

Veja toda a entrevista aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário